segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Homoparentalidades

No passado sábado, fomos assistir à conferência organizada pela AMPLOS em conjunto com as Famílias Arco-Íris ILGA sobre Homoparentalidade. Não podia deixar de dizer o quanto gostei de lá ir e de ouvir todos os comentários e opiniões que lá foram ditas. As histórias de vida inspiram e dão muita esperança para o futuro ao compreender que o passado afinal já existe para nos apoiar e dar forças. E, para além dos exemplos, ouvir a palavra de alguns pais, ouvir as suas preocupações e esperanças é também tão importante. Cheguei a convidar a minha mãe a vir connosco, mas não quis por não saber o que responder às perguntas do meu pai. Fiquei com pena, teria sido importante. De qualquer forma, soube bem lá estar e assistir a tudo (quase tudo, que infelizmente não pudemos ficar até ao fim). Que venham mais iniciativas destas!

Orquídea

PS: Em relação ao jantar... Votem que já temos um empate técnico de datas! Vá lá, que antes de 5ª teremos de encerrar as votações.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Traz o teu blog a jantar!

Pessoal, visto sermos pessoas muito democráticas e tolerantes, decidimos criar um questionário para organizar melhor o encontro de Bloggers. Respondam aqui!
Papoila e Orquídea
PS: Txiii, estamos a ficar tão interactivas!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Wow! Thanks Dorothy!

A Dorothy faz as minhas maravilhas. Através dela ficamos a saber que coisas como estas são criadas. Por favor: NÃO PERCAM, sigam o link, e esforcem-se por não ouvirem os palavrões. It will make your day ;)

E, muito importante, a nota final de que o bullying não é só homofóbico. Só ganhamos quando estas campanhas sublinham isso.
PS: Para quem tiver dificuldade em acompanhar a letra, têm-na aqui.

Papoila

Czech Republic

Tudo indica que passarei um ano a estudar na República Checa. Estou entusiasmada? Sim. Amedrontada? Muito. Um ano ainda é imenso tempo... e digamos que a minha relação com a Orquídea é uma relação simbiótica tão perfeita que, enfim, a sua ausência terá algumas repercussões no meu ecossistema mental. No entanto acredito (e quero acreditar), que o ano que me espera trará de bom mais do que trará de mau, fará de mim uma pessoa melhor e com uma visão diferente do mundo. Espero ter a sorte de conhecer as pessoas certas (porque, quer queiramos quer não, a felicidade não deriva somente da nossa vontade, mas também daqueles acontecimentos fortuitos que ninguém consegue explicar), que tenham os mesmos interesses que eu e que respeitem a minha diferença. Espero que valha a pena aprender medicina lá. Que tenha dinheiro para viajar um pouquinho. Que faça mais sol que frio (difícil). Que me vão lá visitar. Que nunca fique doente (porque só o anginho que me acompanha sabe o quão fico choné quando doente). E, enfim, que volte depressa (que significará que foi tão bom, que passou a correr).

Papoila

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Menin@s

Agora que se começa a pensar em férias, já começamos também a pensar no próximo encontro de Bloggers... E que tal dia 19 de Março? Quem alinha? Começamos já a falar do assunto com antecedência para arrumarem bem a vossa agenda. Que tal?

Orquídea

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

As Férias Que Não Tenho

Disseste-me no início da semana passada, "espera até 4ª que vou voltar a ser eu". E esperei, como espero sempre, sem te perder de vista nos olhos saturados. Chegaram, por fim, as férias e o tempo de recuperação.
Bastou-te o fim-de-semana. O sorriso largo e a voz que brinca com o meu humor enevoado recebem-me com a alegria que amo. Voltaste, como sempre. E é bom ter-te assim comigo.

Mas falta-me a pausa que tens agora. Não há oportunidade para os nossos passeios a pé nas ruas solarengas de Lisboa, não nos podemos perdas nas lojas e nas pessoas com quem temos (vá, tens...) o prazer de abordar, das histórias que se partilham, o calor discreto na pele, a vista alta sobre a cidade, a descoberta a duas. Terá de ficar para outra altura.

Não importa. Tenho-te de volta.

Orquídea
E nunca mais é Verão para ela não me fugir das minhas mãos geladas...

Orquídea

domingo, 20 de fevereiro de 2011

ARGH!


JURO QUE NÃO HÁ PACIÊNCIA POSSÍVEL PARA ALGUMAS PESSOAS.

Papoila

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Vamos a LONDRES!





Pois é meninas, estou oficialmente de FÉRIAS ='). /Happy, happy, happy, happy, and so on of happiness/ E agora, que passei semanas enclausurada em casa, de volta de livros, com a neura e com TPM, chegou a altura de vos fazer inveja. E muita! /hihi, que mazinha que sou/

Pois bem, hoje estive a fazer o itinerário detalhado dos quatro dias que nos esperam em Londres... e venho aqui deixar-vos a lista do que vamos visitar!

Day 1
(1) Museum of London, (2) British Museum, (3) Sir John Soane’s Museum, (4) British Library, (5) London Transport Museum, (6) Trafalgar Square, (7) The National Gallery

Day 2
(1) Houses of Parliament, (2) Westminster Abbey, (3) Wellington Arch, (4) Buckingham Palace, (5) Natural History Museum, (6) Piccadilly Circus, (7) Regent St, (8) Canarby St, (9) Oxford Circus, (9) Oxford St, (10) Foyles
Day 3
(1) Tate Modern, (2) Science Museum, (3) Tate Britain, (4) The Monument, (5) Leadenhall Market, (6) London Eye

Day 4
(1) Tower of London, (2) London Bridge, (3) Camden Market, (4) Portobello Market, (5) The Travel Bookshop, (6) Musical

Aie (suspiro...) se soubessem há quanto tempo sonhamos em ir juntas a Londres! Digam lá que não está um itinerário magestoso?

PS: Por acaso não vos ocorre nenhum daqueles lugares que pouca gente conhece mas que são imperdíveis?

Papoila

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

China

Já é a segunda maior potência económica a nível mundial. Mas a China não faz jogo limpo. Vive numa suposta República Popular Socialista, em que há um regime de partido único comunista - que o mesmo é dizer que se assemelha bastante ao Portugal pré '74. É também um país onde há uma das maiores diferenças entre classes sociais, com milhões a viverem sob extrema pobreza e trabalhos precários, contrastando com uns bons quantos que vivem em mansões que nem nos nossos sonhos pareceriam possíveis (claro está que estes, ou estão ligados à política unipartidária, ou tiveram sorte de vingar na vida).

Enfim. Podia continuar... mas o desabafo que queria fazer é apenas o de que me assusta que a China seja um país com cada vez mais visibilidade e poder a nível mundial. Que percebo que seja uma boa aposta que a mesma compre a nossa dívida pública, mas que isso me parece que é preencher buracos com massa, em vez de alcatrão. E que, um regime ditatorial, com um exército associado que excede largamente em número e armas o da América ou qualquer um Europeu, constitui um perigo.

Vale a pena pensar nisto.

[E, argh, o quanto me enerva que o Tibete continue sob o seu poder... e que dezenas de tibetanos sejam assassinados na cordilheira dos Himalaias apenas pela tentativa de migração para a Índia.]

Papoila

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Quem se lembra das falácias?

Quem não aprende com os erros, é néscio.
Os humanos não aprendem com os erros.
Logo, Os humanos são néscios.


Já errámos com a poluição atmosférica e o derretimento das calotes. Já errámos com a poluição aquática e os inúmeros derrames de crude. Então porque não errar mais uma vez?


Depois de milhares de espécie se encontrarem em extinção, 'bora lá adicionar umas quantas à lista.

Se calhar estes donos do mundo não tiveram pais que lhes ensinassem que, quando se estica de um lado, falta do outro.

Bah.

Papoila

Kyle XY

A neura é tanta que até já vejo séries light... e a verdade é que sabe bem. Isso e a cara dócil do miúdo... que lá vai preenchendo o vazio emocional desta época de exames. Felizmente acaba já na quarta-feira, se a oral correr bem e eu não entrar em esgotamento até lá.

Papoila

O nosso dia das namoradas

As duas, sentadas na cama lado a lado, a ver o Malato e o Quem quer ser milionário, com uma taça de morangos cobertos com chocolate preto derretido. Apenas e somente. Após mais de 10 horas de estudo contínuo.

Estou a atingir o limite...

Papoila

Cada um tem aquilo que merece.

Na verdade não é bem assim. Mas eu estava a pedi-las...

Papoila

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Está um dia tão bonito!

Ai, esta terra tem dias que é tão maravilhosa, com o céu azul, a temperatura amena (deixei o casacão em casa, finalmente, wohoo!) a boa gastronomia, a relativa calmaria nas ruas, a companhia da mãe, aaaah... Sabe bem!

Orquídea

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Popó na Capital

Desde que vim para Lisboa, por causa das dificuldades de acesso por transportes públicos ao meu local de estágio, tenho andado de carro. A experiência tem sido repleta de mixed feelings. Ora vejamos:

Prós:
- Ouvir a Radar meia hora por dia, não sabem o bem que me fazia (e faz)! É tão bom ir a ouvir a minha rádio favorita, de que tinha tantas saudades, durante o trajecto solitário até ao trabalho.
- Gosto muito do meu carrito, é pequenino e maneirinho, consigo estacioná-lo quase sempre (um grande progresso!), não tem gasto muito, é muito suave na condução e sinto-me mesmo confortável ao volante!

Contras:
- Será realmente necessária tanta entrada de esgoto nas ruas desta cidade? É que até podiam estar alinhadinhas ou em continuidade com o piso, mas nããão, toca de espalharem por todo o lado para não termos possibilidade de fugir sequer, que isto as pessoas têm saudades do campo e gostam de fazer rallys em plena capital!
- EMEL. Os únicos sítios onde não se paga estacionamento que frequento são a casa da Papoila e o meu lugar de estágio. Se estiver em minha casa, tenho de pagar estacionamento das 8h às 20h. E dizem vocês, e muito bem, "porque não arranjas um dístico de residência?" Ora bem, eu tentei. Com casa em meu nome, fui com o papel do IMI e com os documentos relativos ao carro à EMEL, tal como dizia no site. Pois bem, como esta não é a minha morada fiscal, não aceitaram. Sugeriram que mudasse a minha morada nas Finanças ou a do Cartão do Cidadão como alternativa... Porém, um contrato de arrendamento serve para arranjar o dito dístico. Se calhar se alugar a casa a mim própria já consigo arranjá-lo... Faz sentido?
- Não preciso de referir o trânsito, os carros mal estacionados, as apitadelas, os semáforos, a confusão da Praça de Espanha, o nervosismo e agressividade dos condutores de cá, enfim, o que todos nós sabemos...

Orquídea

Chai apresenta-se à comunidade

First she was afraid, she was petrified....






Digam lá: não é um mimo?

(fotos autênticas, desta vez não são de um primo afastado ;) )
Papoila

Noiserv

Noiserv no Clube Ferroviário, 24 Fevereiro. Nice and sweet...

Papoila

Não tenho

Companhia, tempo, ou dinheiro, para ir ver José e Pilar. E queria. Queria tanto...

Papoila

Responsabilidade

Saramago disse um dia 'Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos. Sem memória não existimos e, sem responsabilidade, talvez, não devamos existir'. E talvez ele tenha razão... mas a responsabilidade pesa.

E eu nem tenho uma vida má.

Papoila

Museu do Traje e do Teatro

O melhor dos dois? O jardim.
[Não querendo com isto dizer que não mereçam uma visita...]

Papoila

Leitura óptica

E não leitura óptima, como os nossos regentes insistem em dizer.

Por cada exame, o aluno tem apenas e somente uma folha de respostas. Se se enganar a preencher a cruzinha, problema o seu. Sim, pois a faculdade gastou dinheiro a comprar uma máquina de leitura óptica para corrigir os exames, mas esqueceu-se que, para além de ter que ter dinheiro para a comprar, tinha que ter dinheiro para comprar as folhas especiais que a mesma exige. É que a máquina, é tão boa, tão boa, que nem é inteligente o suficiente para identificar caracteres de correcção... como pôr uma bolinha à volta da opção que queremos, em vez de uma cruz.

Que pedagogia, não é?! O aluno sabe que errou, mas não pode corrigir.

E é para isto que servem os quase 1000 euros que os meus pais se esfolam para pagar de propinas.

Estou piursa. E em risco de chumbar ao exame que fiz hoje.

Papoila

Quanto mais

Quanto mais estudo, pior nota tenho.
Quanto menos estudo, melhor nota tenho.
E agora?!

Papoila

Ai oh pah...

A minha mais recente companhia.

Papoila

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Desabafo

Odeio ao J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. Ou, pelo menos, o facto de não conseguir aceder aos artigos do mesmo...

grrrrrrrrr

Orquídea

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Em pulgas

Às vezes tenho dificuldade em compreender como consigo manter este entusiasmo adolescente quando te espero. Sobes o elevador e arrumo depressa a sala porque sei que gostas de a ver assim e corro para a porta para te esperar. Oiço o elevador a subir e já sinto o sorriso na cara e a vontade de rever esses olhos e essas bochechas. E lá apareces através do buraquinho da porta e, no fundo no fundo, só apetece dar pulinhos de alegria por finalmente chegares. E tu vês o meu estado, mantens a postura e ainda brincas com o meu entusiasmo infantil. Não faz mal, sabe bem.

Orquídea

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Help my work out

Meninas, tenho ido ao ginásio e ligado o meu mp3 com Beirut, La Roux e Oquestrada quando faço cardiovascular; e Kaki King, Andy Mckee e Chambao quando passo para a força muscular. Só que ando nisto há 2 semanas e meia... e estou farta. Preciso de sugestões... principalmente de músicas com ritmo. Querem ajudar? =]

Papoila

Tenho muito sono hoje.

O exame está feito. Amanhã devem sair as notas. Oh well...

Papoila

Oh dão...

E pronto. Eu bem me parecia fruta a mais não ter ficado com mais do que uma tosse ligeira este Inverno. Depois da gripe A da Papoila, à qual tão bem escapei, surge-me agora uma tosse das profundezas do peito e um nariz que pinga pinga pinga e se torna num lindo Rodolfo... Para além do frio que tenho à noite, já não consigo dormir sem o roupão vestido (e mais uns aquecimentos extra, cuja quantidade varia consoante a noite). Já ficava mais quentinho o tempo, não? Sol já temos (ai, aguenta-te sol! não te vás já embora outra vez!!), já só falta a temperatura amena.
É por estas e por outras que me parece que não posso mesmo emigrar para qualquer latitude superior a Lisboa...

Orquídea

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

TPM without the M

Que o mesmo é dizer: época de exames. Fico fora de mim. Talvez a L. tenha razão, e o meu problema seja acreditar mais no meu insucesso que no meu sucesso. Ter um espírito derrotista e, acima de tudo, ter medo de falhar. Acho que tudo isto teve origem no maldito professor de anatomia.. que detestava mulheres ainda mais do que detestava homens (como é que é possível, right?!). E que me fez a vida tão tão negra, que cheguei ao ponto de deixar de ser optimista relativamente aos meus desafios. Aie aie... Um dia dissertarei sobre as 1001 terrores com o dito homem. Aqui entre nós... acho que ele é um gay recalcado... mas isso fica para outro dia.

Até lá, tenho que ver se curo esta neura e relembro o meu período pré-trauma de anatomia.

Papoila

Ding-Ding on The Black Swan

I'm not much into dramas right now... but seeing this image kind of reminded me that dramas have their own magic. Oh well.

Papoila