terça-feira, 28 de junho de 2011

E se eu fosse Pneumologista?

Just asking...

Papoila

FIA '11 aka Portuguese Camden Market (with benefits)

Nós já lá fomos e tencionamos voltar antes que a semana acabe. Não percam... é ideal para quem gosta de artesanato, de caras diferentes, de conversas internacionais, para quem gosta de regatear, de andar muito e devagar, para quem gosta de novas culturas para quem gosta de se surpreender... vale a pena. Muito. I just *LOVE IT*.

Papoila

E desculpem...

Se ando ausente.
Se não leio os vossos posts.
Se não escrevo aqui.

Havemos de voltar em força. Até lá, não se esqueçam de nós... prometemos ir dando notícias com maior frequência.

Papoila

Que quando abraço...


... é porque gosto mesmo. Um gosto que roça o amor. Quando a saudade aperta, abraço com firmeza e carinho. O coração pula e estremece. E demoro-me nisto. Sente-se um reconforto. É um quase amor. É a minha honestidade, a minha caixinha dos segredos... aberta ao vosso dispor. Um querer bem tão grande. Um 'significas muito para mim'. Um 'fica por perto'. Ou, talvez, um 'senti a tua ausência', numa tristeza discreta mas repleta de doçura. Quando abraço, se não se tornasse esquisito, dar-lhes-ia a mão. Mas, a verdade, é que com tanto amor as pessoas se retraem. O mundo não está preparado para isto. Ou eu não estou preparada para o mundo. Talvez seja isso.

Distonias.

... mas não será o abraço a expressão física da verdadeira amizade?

Papoila

Apetite

Há 4 semanas que não lhe vejo a cara. Estará doente? De férias preparando a sua a linha do bikini? Terá uma depressão? Ou um IMC » 35 e muito medo de sair à rua?


Ando a poupar tanto dinheiro com a sua ausência. O Pingo Doce estará, decerto, descontente com esta situação.

Papoila

Hoje esqueci tudo

E fui à piscina. Tive-a, durante uns minutos, só para mim. Não acreditam o prazer que me deu. Deixei lá algumas mágoas, oxalá se afoguem...

Amanhã regresso, a ver se lá ficam mais algumas. Torçam por mim, neste duelo.

Papoila

A (minha não) resiliência

Há desânimo na minha vida. Ou talvez esta seja uma das fases em que ando mais desanimada (decerto que, com um banho de despreocupações holidayescas isto sofriria a sua ponderação).

Nunca fui muito resiliente. Pelo menos no que toca aos erros sob coisas pelas quais sou responsável. E é realmente um obstáculo, isto da não resiliência. Da sua não existência ou da sua fraca concentração. Uma grande chatice, diga-se a verdade. Acrescenta-nos um fardo às costas e venda-nos os olhos com um lenço negro. Fico sem capacidade de resposta. Sem grande reacção. E daí, borbulhando na minha direcção, aparece uma onda de pessimismo, ideias destrutivas e infrutíferas. Algo como o que se tem visto na assembleia da república.

Ai, vida. Bem que podias ser um pouco mais simpática comigo. Tenho comida na mesa. É certo. Tenho casa. Tenho amigos. Tenho ensino. Mas, bolas… dá-me menos preocupações, sim? Deste modo fico estátua Pessoana, incapaz de escolher por onde começar a resolver-me.

Papoila

O medo ou o pânico #1

É incrível como o corpo sucumbe à mente. Bem-mandados, à primeira ordem ficamos atarracados. Encolhidos até ao tutano. Acreditamos ser possível desaparecer sob nós próprios. O pescoço recolhe-se como o de uma tartaruga que espera ataque. Trememos de medo, suamos, batemos o pé, as pernas. Alguns de nós urinam. Os olhos espantam-se, o som parece dilatado e até o silêncio é ouvido. Boca seca, como que aspirada de tudo. E, reparem, é apenas a nossa mente. É ela que despoleta este quadro. Neste ponto há quem se julgue maluco. Quer andar e, as pernas, são pilares de uma inamovível construção. Quer falar e, dada a xerostomia, exala um estridor oco, staccato, desprovido de melodia.


E poderia continuar. Mas é esta a ideia…


Hoje apeteceu-me falar de medo. De pânico. Que sensações horríveis.

Papoila

domingo, 26 de junho de 2011

Arraial Pride 2011 # a festarola


E, agora sim, o comentário geral.
Que grande noite! Conseguimos reunir mais de uma dezena de bloggers e simpatizantes, tudo gente muito animada e bem disposta que ajudou a viver com a alegria exigida à festa. O espaço estava muito acolhedor, as barraquinhas convidativas e as pessoas muito simpáticas. O ambiente esteve sempre óptimo e foi crescendo ao longo do dia, com o culminar no espectáculo das Gay Divas. Nunca tínhamos visto um espectáculo semelhante e foi tão divertido! Dançou-se, cantou-se, brincou-se e aproveitou-se muito bem a noite.
Foi um prazer ter a vossa companhia numa noite tão especial, que queremos certamente repetir! São a companhia ideal para dias destes!

Orquídea

Arraial Pride 2011 # amplos

Tivemos a oportunidade de falar com a Margarida, a presidenta da amplos, que foi muito atenciosa e disponível. Foi uma conversa importante para nós, por todo o caminho que ainda temos de percorrer. Foi óptimo poder ouvir certas coisas do lado dos pais para podermos preparar melhor as nossas etapas seguintes. E é tão bom saber que existe uma associação como esta, tão disponível e tão cheia de boa vontade, cheia de gente tão igual aos nossos pais e que, por isso mesmo, compreenderão e ajudarão da melhor forma possível quem a eles recorrer. Foi, certamente, um dos bons momentos deste Arraial poder ter esta conversa.

Orquídea

Arraial Pride 2011 # Tango da tanga


Como sabem, estava entusiasmadíssima para participar no Tango Livre que ia acontecer ontem no Arraial. Tanto que muita gente referiu que ia ter connosco só para nos ver bailar. Pois bem, Tango só houve no espectáculo em palco à noite e sem muito espaço na plateia para um pézinho de dança! Depois de um suposto atraso de uma hora, foi-nos dito que os organizadores não apareceram, não se sabia se eventualmente apareceriam e nem informações relativas às aulas me conseguiram dar. Fico à espera de um contacto com boas notícias e que possamos ir às aulas e compensar o dia de ontem! Porque, pelos vistos, já temos um grupo de fãs para nos ver dançar!

Orquídea

Arraial Pride 2011 # as tampinhas

Foi ontem o encontro de bloggers e simpatizantes para a reunião das tampinhas e para aproveitarmos o grande evento das festas de Lisboa, o Arraial Pride!
Queremos agradecer a tod@s os que nos ajudaram a reunir as tampas. Muitas ou poucas, todas elas contam, especialmente pelo seu significado. Graças a elas, temos cerca de 9/10 garrafões cheios de tampas, com algumas participações ainda por serem contabilizadas! Como prometido, fizemos questão de entregar uma prenda simbólica à pessoa que mais tampas conseguiu reunir e temos o prazer de anunciar que essa pessoa foi a Marisa. Desafiamo-la agora a deixar no seu blog uma imagem da respectiva prenda (de que muito nos orgulhamos, confesso)!
Entretanto, quem tem tampas ainda para nos entregar, dêem notícias para podermos combinar um encontro durante esta semana. Obrigada a tod@s pela dedicação e entusiasmo pela causa!

Papoila e Orquídea

terça-feira, 21 de junho de 2011

O que anima a minha manhã

Escovar os dentes. Adoro escovar os dentes. Massajar as gengivas. Demorar nisto uns bons 7 minutos e, depois, a cereja no topo do bolo - o Tantum Verde. Agora sim, consigo enfrentar a manhã.


Papoila

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Bloggers ao Arraial!

Caríssim@s, tal como combinado, no próximo sábado, dia de Arraial, lá estaremos para mais um belo encontro de bloggers, ao qual associaremos a entrega das tampas da campanha de que vos falámos. Para quem se quiser juntar à festa, é favor deixar nos comentários ou no nosso e-mail, que está no perfil, a sua vontade para que possamos combinar o local e horas do encontro. A ideia é reunir ao final da tarde perto do recinto (e não lá dentro para que não tenhamos de andar a passear as tampas todas por lá, ainda aparece a televisão a perguntar o que se passa e não queríamos ter de falar às câmaras...) para que haja tempo de sobra para aproveitar o final de tarde e noite. Até porque há Tango Livre às 19h e eu não quero faltar!!
Que tal? Parece-vos bem? Pronunciem-se, queremos saber quem teremos o prazer de (re)conhecer este fim-de-semana! Com ou sem tampas, o que importa é a boa disposição!

Orquídea

PS: Para quem não possa entregar as suas tampas neste dia, que nos diga para que possamos combinar essa entrega durante esta ou a próxima semana, já que temos de deixar tudo até dia 1 de Julho na faculdade.

domingo, 19 de junho de 2011

Marcha '11

Por termos aproveitado o fim-de-semana noutras paragens (das quais falaremos mais tarde), não nos foi possível participar na Marcha deste sábado. Aproveitei agora para vir ver as fotografias do evento. Para minha alegria, encontrei, no meio das pessoas, uma colega minha de faculdade. É bom saber. Menos um pouco de preconceito no futuro da minha área. Que bom, que bom!

Orquídea

It's the Final Countdown!

Faltam apenas duas semaninhas para acabar o meu curso. E, o melhor, é que essas semanas vão ser passadas na Psiquiatria!!

Estou ansiosa por ir celebrar o fim desta etapa. Quero ir dançar!

Orquídea

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Preconceito Médico


A vontade de partilhar histórias médicas é forte, mas o sigilo médico impõe-me alguma ponderação. Não só para proteger as pessoas que nos passam pelas mãos, com os seus problemas e as suas características pessoais (que, por vezes, são bem mais interessantes e engraçadas que o resto!), mas também a própria equipa, os médicos e a sua credibilidade.
Não ponho em causa a competência dos médicos que acompanho. O humor, a brincadeira e a descontracção não implicam diminuição do brio ou da capacidade médica e/ou cirúrgica. Mas sei que, por vezes, certas atitudes passam por incompetência aos olhos de quem não vive esta realidade todos os dias.
Dito isto, vou ao que quero desabafar. Há mais preconceito nos médicos do que eu julgava. Não deixam de tratar da mesma forma, mas ainda falta tanto. Falta um pouco mais de respeito, compreensão e tolerância pela diferença, falha geralmente bem disfarçada à frente do doente, mas que se revela com tanta força quando entre pares. Porque a piada vem mesmo a calhar.
Queria denunciá-los, esses comentários, mas não posso. Por respeito a todos. Prefiro que morram ali do que na memória comum. Mas fica a nota, porque, não sendo a visada, também me dói. E, talvez um dia, quando não for apenas o fim da cadeia alimentar na selva académica, lhes dê a resposta que merecem.

Orquídea

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Pina

Pina
de Wim Wenders

Maravilhoso. Se o 3D foi feito para alguma coisa, foi para isto. Para todos os amantes da dança contemporânea, imperdível. Dança em ponto grande, para apreciar na plateia e no próprio palco, dentro e fora das salas de espectáculo, com cenários fabulosos e uma banda sonora envolvente, este filme é uma experiência fantástica. Recomendo muito!
Agora...quero dançar! Dance, dance otherwise we're lost.

Orquídea

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Contra-o-quê?!

É preciso um bocadinho de ânimo. O peito pesa muito ao final do dia e o cansaço já começa a ser intolerável. Há que espevitar. Vamos contar histórias mais felizes. Ou, talvez por agora, apenas outras.

Por exemplo, como me impressiona a quantidade de mulheres que nos surgem em consulta de Ginecologia/Obstetrícia que não fazem qualquer tipo de contracepção e não se mostram minimamente envergonhadas ou preocupadas com o assunto.


O que faz para não engravidar?
Nada.
Tem relações sexuais?
Sim.
Mas quer engravidar?
Não!
Então como sabe que não engravida?
Ora! Aparece-me o período!

Eu tinha ideia que, por esta altura, as pessoas já sabem como se engravida e como não se engravida. Há planeamento familiar no Centro de Saúde, onde podem receber de borla pílulas, colocar DIUs ou fazer implantes com os quais não têm que se preocupar durante 3 anos. Até há anúncios muito cativantes de preservativos na televisão. É assim tão excêntrico? E porque me espanta que a maioria destas mulheres despreocupadas não são as adolescentes impulsivas e irresponsáveis mas sim as mães de família com mais de 40 anos que aparentemente se esqueceram que, enfim, ainda não entraram na pós-menopausa?

Orquídea

sábado, 4 de junho de 2011

Bye Czech Republic

So close but, yet, so far...

Papoila

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Dar Tampas no Arraial

Meninas, pelas nossas contas, para fazermos a junção das tampas que a Papoila sugeriu alguns posts para trás, teremos de nos encontrar dia 25 de Junho, dia do Arraial Pride. Queriam maior coincidência que essa? Por isso fica o aviso, vão guardando as tampas de garrafas e iogurtes liquidos até dia 25, que será o dia do encontro e onde aproveitaremos para dar um pulo ao evento temático no Terreiro do Paço!

.

Aproveitei para ver o programa deste ano e, meninas, tenho uma boa notícia... há tango!!

Orquídea

Obstetrícia

Depois da temerosa Cirurgia terminada (ainda hoje me regozijo de alegria por ter terminado aquele estágio!), está na altura de aproveitar os estágios mais curtinhos deste ano. Comecei por Obstetricia, que durou duas semanas e terminou hoje. Confesso que gostei muito da área. É uma subespecialidade de boas notícias, de famílias felizes. Claro que há sempre os casos que correm menos bem e com necessidade de vigilância mais apertada, mas não deixa de ser estimulante.

Segue-se agora a parte de Ginecologia. Parece que vou ver muitas cirurgias interessantes. E prometo não me alongar mais sobre o tema que já se sabe o quão sensível é para as senhoras presentes...



E depois deste estágio... Psiquiatria !!!



Orquídea

Ainda 17 de Maio

Desde o dia 17 de Maio que temos este cartaz exposto na nossa faculdade, nos placards das informações importantes, logo à entrada. Sabe bem vê-lo por lá.


Isto parte de uma iniciativa da ANEM (Associação Nacional de Estudantes de Medicina) que pretendeu comemorar o Dia Internacional Contra a Homofobia através da colocação destes cartazes em todas as faculdades de Medicina do país. Há alturas que ainda tenho confiança nos futuros médicos de Portugal.
Orquídea

Metáforas

Quando muitas, enervam.

Papoila

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mozambique #1









Para aqueles que ainda não o sabem, em Setembro vou para Moçambique. Agora sim, é oficial. Estou muito muito entusiasmada... e acho que vai ser crucial no percurso da minha vida - que neste momento bem precisa de uma coisa diferente e positiva.


Para a semana há a consulta do viajante. Entretanto, vou-vos mantendo actualizados acerca das novidades. Enquanto lá estiver prometo tentar manter o blog activo.


Papoila

Carta de Condução


Tirei hoje a carta de condução. Todos me dão os parabéns com um entusiasmo desmedido. Mas, o que tem a carta de especial para haver tanta emoção à sua volta? Como se a partir de hoje fosse uma pessoa melhor - mais completa, respeitável e, agora sim!, crescida.

Papoila

EM #2

Num dia para o outro a vida muda, pequenina. Ainda ontem te ensinava a fazer triângulos. Te mascarava com fatos feitos de jornal. Dançava contigo na rua. Ou te dava safanões, do alto da minha adolescência insolente. Não queria isto para ti...

Papoila

EM #1

Depois do diagnóstico, o coração acorda angustiado. Parece que a vida não é a mesma. Faz-se um rewind para concluir que é mesmo verdade, que não foi um sonho. E que, apesar de não ser uma sentença de morte, é uma prisão...

Papoila