domingo, 3 de junho de 2012

O Delfim - José Cardoso Pires

Já há algum tempo que queria ler um romance deste autor português. Já tinha lido De Profundis, Valsa Lenta, por indicação de um professor de faculdade (pois fala da experiência pessoal do autor quando sofreu um AVC), mas na altura não me seduziu por aí além. Quis experimentar um romance e decidi-me por este, que me piscou o olho na feira do livro.
Através dos olhos de um visitante, uma aldeia portuguesa é-nos apresentada, não só o seu espaço como as suas personagens e a sua história. O enredo gira à volta da vida do Engenheiro. Duas mortes, um lago, caçadores, um Velho-de-Um-Só-Dente e tudo o que uma aldeia tem direito.
Tal como noutros romances que descrevem uma aldeia portuguesa, mais uma vez sinto que estes pequenos lugares têm a sua própria vida, as suas regras, longe da realidade do resto do país. Há sempre um padre, um velho, um bêbado, um rico. Mais uma vez, este livro mostra-nos isso mesmo e transporta-nos para a realidade particular desta aldeia e dos seus habitantes.
Com uma escrita muito rica e deliciosa, José Cardoso Pires convenceu-me. E agora fica a dúvida... como será que conseguiram transformar este romance em filme?

Orquídea

1 comentário:

Mafalda disse...

Não li ainda. Engraçado, no outro dia peguei nele na Biblioteca Municipal mas acabei por trazer três de Juan José Millas. Aproveito e aconselho Duas mulheres em Praga do autor que referi. Eu fiquei encantada - vou agora ler os outros.