Mostrar mensagens com a etiqueta psicologia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta psicologia. Mostrar todas as mensagens

sábado, 7 de março de 2015

Psicofobia - Preconceito contra portadores de doença ou deficiência mental

Para mim, é mais fácil dizer que tenho uma namorada do que uma psiquiatria e uma psicóloga. 
O que diz isto de mim? E da sociedade?
E o que dizem vocês?

Orquídea

domingo, 23 de junho de 2013

Eu estive lá

Decorreu esta semana a primeira conferência internacional sobre Psicologia LGBT, em Lisboa. Tive o prazer de lá estar e assistir à apresentação de vários trabalhos na área. Para além de todo o interesse científico e médico na área, houve tanta coisa boa.
Antes de mais, comprovei que a grande maioria dos investigadores nesta área, pertencem à comunidade LGBT. E não têm qualquer problema em assumir-se como tal. Depois, é um prazer e satisfação enorme partilhar o espaço com pessoas de países e culturas tão diferentes, mas com aquela característica em comum. Não estamos sós, nem aqui nem no mundo.
Não imaginam o quão internacional foi esta conferência. Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Austrália, Colômbia, Brasil, Puerto Rico, Sérvia, Hungria, Turquia, alguns dos países originários dos trabalhos que vi...  Falámos do Brasil e da "cura gay", leu-se a carta vinda da Rússia de alguém que, por motivos políticos, não conseguiu ir, ouvimos falar de homossexualidade em África e do perigo (e grande coragem) dos homens gays do Quénia, Uganda e vizinhos, enfim... Foram três dias muito ricos, com mais de 300 trabalhos apresentados e sem tempo para os apreender a todos.
Dá vontade de me dedicar ao tema. De me juntar a todas estas pessoas que fazem o mundo andar um bocadinho mais para a frente com tudo aquilo que investigam, desenvolvem, apoiam e acreditam. Foram três dias inspiradores que gostava de partilhar convosco.
Não estamos sós.

Orquídea