quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Coisas da Medicina


Muita coisa pode acontecer quando estamos a fazer um estágio de Medicina Interna. Tanto podemos ter uma senhora a agarrar-nos a mão e a pedir para não a deixarmos morrer como temos uma senhora que está a deitar sangue pela boca e encolhe os ombros enquanto diz que é normal e sempre foi assim. Temos velhotinhas que nos sorriem muito quando as visitamos, que nos perguntam pelo namorado e nos aconselham a arranjar alguém com quem podemos falar (check!), como temos outras que só dizem "ai!" e desviam o olhar. Tanto temos quem nos aperte carinhosamente a mão quando chega a hora de me despedir e deixá-la, novamente, sozinha, como temos quem nos crave as unhas na mão porque não quer que ali estejamos a tirar o sangue que precisamos para saber como ajudar.
Hoje fiquei com a marca das unhas da senhora na mão, mesmo tendo eu luvas calçadas durante esse episódio. Uma pessoa fica a pensar na vida.

Orquídea

1 comentário:

cegonhagarajau disse...

Mas apesar de todas as dificuldades, de certeza que é fantástico saberes que fazes parte do processo para que essas pessoas melhorem.
Abraço ilhéu.