Mostrar mensagens com a etiqueta a doutora já trabalha. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta a doutora já trabalha. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

O Natal no Trabalho

Recebi hoje uma prenda de natal de um doentinho. Disse-me que era a forma que tinha de agradecer tudo o que tenho feito para o ajudar. Disse-lhe que ia pôr debaixo da árvore de Natal e ele sorriu.
Sabe bem quando percebemos que tocamos as pessoas, que as ajudamos. 
Não faz parte da nossa profissão esperar reconhecimento, agradecimento. Não é o nosso propósito e nem poderia ser, não podemos esperar que a nossa satisfação no trabalho venha do reconhecimento do mesmo nos nossos doentes. Estamos a fazer o nosso papel o melhor que podemos, não somos extraordinários, não fazemos mais do que o nosso colega. Ajudamos porque é nossa função e a do doente é apenas sê-lo. A satisfação do trabalho terá de vir apenas do puro ato de darmos o nosso melhor pelo outro.
A minha área é um caso especial neste aspeto. Tanto temos pessoas que não acreditam que estão doentes e que se ofendem e te insultam quando fazes o teu trabalho como tens outras que, por exemplo, pelos seus traços peculiares de personalidade, seduzem o doutor de todas as formas possíveis, agradecendo, elogiando e mimando. E, para nós, todos os atos são importantes, passíveis de interpretação à luz da patologia que os trouxe ali. Quer seja um insulto ou um mimo. 
Mas, de vez em quando, há um agradecimento especial. Vê-se nos olhos e sente-se na voz. E não me parece justo não o sentir apenas como tal, como um agradecimento sincero. Por isso recebo-o com alegria e humildade. Assim como a prenda de hoje. Será certamente uma prenda especial a abrir amanhã à meia-noite.

Orquídea

PS: Uso o termo "doente" para me referir a quem sigo em consulta. Não que estejam todos doentes, não os vejo certamente como tal, mas é o termo mais comum usado entre os médicos. Espero que não vos seja incómodo, uso-o porque o prefiro a "utente" ou "cliente". 

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Já temos Médica de Família!


Finalizadas as escolhas da especialidade, temos uma boa nova: a Papoila vai ser médica de família! Eu acho que não poderia ter escolhido melhor especialidade tendo em conta a pessoa que é. Os seus utentes vão ter muita sorte em tê-la como médica, podem crer!
Terminamos assim um período de incertezas. Agora ambas sabemos onde estaremos nos próximos quatro anos e podemos continuar a construir a nossa casinha e a nossa vida com alguma estabilidade. 
Agora é que vai começar a melhor parte!

Orquídea

sábado, 23 de março de 2013

Estou a precisar de férias


Parece que afinal também é preciso de descansar de um trabalho que se gosta. É verdade. Isto exige muita energia mental. Estou a precisar de pôr a cabeça de molho. E de receber umas massagens. Relaxar. É isso, relaxar.
Já falta pouco.

Orquídea

quinta-feira, 14 de março de 2013

A doutora já é doutora de alguém

Dei hoje a minha primeira consulta. Agora sim, há alguém por esse Portugal a dizer que a dra. Orquídea é a  sua médica. Estou tão crescida.

Orquídea

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Um Mês

Faz um mês que comecei a trabalhar na minha especialidade. Muito trabalho intelectual, muita informação nova, muita vontade e entusiasmo de aprender mais e depressa, pouco tempo para perder.
Continua a correr tudo muito bem. Gostava muito de vos contar tudo o que tenho vivido, mas guardo-o para mim. De qualquer forma, fica o essencial: I love my job!

Orquídea

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A 1ª Consulta

Só para dizer que dei hoje a minha primeira consulta a solo. Gosto mesmo disto!

Orquídea

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

E quem é que foi ontem de bibicleta para o trabalho?!

Je moi-même!

Nada como morar perto do local de trabalho, ter ciclovia até lá e aproveitar para fazer algum exercício todos os dias. Soube mesmo bem e é para manter!

Orquídea

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Férias!


Estou finalmente de férias! Terminei ontem o Ano Comum e agora já só regresso ao trabalho em janeiro para iniciar finalmente o meu internato da especialidade. Amanhã vou conhecer o meu novo chefe de serviço e vou começar a mergulhar no maravilhoso mundo da psiquiatriazinha. Tenho tido uns episódios de euforia momentânea quando caio em mim e percebo o que consegui. Estou mesmo contente. Agora, se me dão licença, vou aproveitar as férias que bem as mereço e ter um Natal muito mais descansado e feliz!

Orquídea

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Acabaram-se os bancos de Medicina!

Fiz ontem o meu último banco de Medicina Interna. Daqui a muito pouco vou de férias e depois vou para a minha querida psiquiatriazinha. Como diria a música que o meu irmão me pôs a ouvir assim que chegámos ao carro depois da escolha da especialidade, dog days are over*!

Orquídea

*Vá, dizem que vida de interno é que é mesmo de dog, mas acho que quando se está a fazer o que se gosta se é um dog muito feliz.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Urgência: o Terror


De tudo o que tenho vivido e aprendido este primeiro ano de trabalho, são as urgências que mais me custam.
Honestamente... Ninguém devia trabalhar tanto tempo num sítio assim. Nem 24 horas nem sequer 12. E eu nem trabalho num hospital com a afluência assustadora de que já tenho ouvido falar. Cada dia de banco é um dia de muita ansiedade. Sei que a minha pouca experiência pessoal faz com que a preocupação seja redobrada, mas não me parece saudável  para ninguém um trabalho assim. 
Muitos doentes para cuidar. Sempre gente a entrar. Gente que grita de dores, gente que preferias que gritasse, gente que te agarra, gente que não fala e que veio morrer um pouco mais, gente que não vai morrer mas vem na mesma, gente que finge dor, que manipula. E no meio de tudo isto, confusões para resolver, picardias entre profissionais, procedimentos para cumprir, e muitos olhos à tua volta a seguir cada passo que dás.
Não consigo explicar-vos. Só passando doze horas lá dentro. Só vendo aquelas pessoas. Mas, acreditem, não é saudável. Para ninguém.

Orquídea

So far so good

Dia 1: 10/10 (3/3)
Dia 2: 09/10 (3/3)
Dia 3: 09/10 (3/3)
Dia 4: 09/10 (3/3)

Por enquanto, as vagas estão a sobreviver. E eu continuo com muita fé. Já só faltam 4 períodos e meio de ansiedade.
Quinta-feira vou ser uma pessoa tão tão feliz. I feel it.

Orquídea

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Ponto da Situação

É mais ou menos isto...

Novidades para breve. Espero!

Orquídea

domingo, 28 de outubro de 2012

Vicissitudes de uma Jovem Médica #6

(carregar na imagem para ver em condições)

Começou o sprint final. Dentro de uma semana sairá o mapa das vagas da especialidade e daqui a um mês, mais coisa menos coisa, tudo estará decidido. Na última semana apercebi-me de um nervosismo crescente e alguma instabilidade emocional que, aparentemente, se devem a estes factos.
No final da semana, houve uma mostra de especialidades médicas, onde nos deram a conhecer um pouco sobre cada uma delas. Assisti a algumas, as que mais me interessavam (e as que me vão ser possíveis escolher tendo e conta a minha nota...) e, apesar de mais esclarecida, fiquei mais confusa relativamente ao plano B e C e D... Vou agora dedicar-me a estudar melhor as opções, os serviços, as diferenças entre eles, e tentar criar uma lista de prioridades. 
O plano A, esse, como sabem, está há muito decidido. Há uns sete anos que está decidido. Já lhe chamo carinhosamente a *minha* vaga, a *minha* especialidade. Confesso que não fiquei muito feliz de ver três colegas do meu ano irem privar com a interna que foi apresentar a especialidade. Três rivais, três possíveis interessadas nas vagas e que poderão pôr em causa o meu destino. Tentei acalmar a agressividade instintiva interior e pensar antes que seriam minhas futuras coleguinhas e pronto, mas aviso já que esta é uma fase de muita ansiedade, obsessão e parvoíce. Vou tentar manter-me o mais tranquila possível, mas, enfim, é muita coisa em jogo. É só uma vida. Ou duas...
Vão fazendo figas. Quero tanto...

Orquídea

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Vicissitudes de uma Jovem Médica #6

Passar do Puerpério, onde vi tanto recém-nascido bonitinho e feliz, para a Medicina Interna, onde a média das idades é superior a 80 e o estado geral de saúde é muito debilitado, não é nada fácil. Apenas as fraldas e a ausência de comunicação verbal se mantêm...

Orquídea

domingo, 22 de julho de 2012

Desmotivação

Estou tão desiludida com o mundo. Estou tão desiludida com as pessoas. Eu sei, chamem-me ingénua, digam que ando escondida numa redoma e que me vou cruzar com tudo isto repetidamente no futuro, mas continuo sem conseguir compreender. A perversidade parece-me tão mais elaborada que não compreendo como se opta por ela. Seria tão mais fácil sermos bons...

Amanhã regresso ao trabalho, muito desmotivada. Esta semana de férias incluiu a morte do motor do meu carro e o cio da Fox, que nos impedia de dormir até às 4h da manhã... Não descansei, não recuperei entusiasmo. Que os fins-de-semana compensem a partir de agora.

Orquídea

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Vicissitudes de uma Jovem Médica #6

Cirurgia: DONE! *para todo o sempre* (esperemos...)

Pediatria: here we go!

Avisaram-me que este estágio seria mais chato que os anteriores e ia receosa. E o que me acontece no primeiro dia? Dou consulta a uma adolescente! Com perturbação do comportamento alimentar! Senti-me tão em casa, é esta a minha praia e o que quero fazer no futuro. E, atrevo-me a confessar, sinto que até tenho jeito. Até porque não há muita gente a gostar de adolescentes e de psiquiatria ao mesmo tempo... Saí entusiasmadíssima do trabalho, parece que este estágio pode correr melhor do que esperava!

Orquídea

Vicissitudes de uma Jovem Médica #5

Como devem saber, vai haver greve de médicos dia 11 e 12 de julho. Os médicos estão em luto/a pelo SNS, já que as medidas apresentadas pelo governo só nos vão prejudicar a todos, médicos e utentes. Assim, tenciono fazer greve e juntar-me à manifestação.
Ou tencionava... Vou estar de banco, nada feito.
Lá está, vicissitudes!

Orquídea

PS: Já repararam no número de notícias recentes sobre médicos corruptos, ladrões, violadores ou criminosos no geral?... É assim que se manipula a opinião pública.

sábado, 26 de maio de 2012

Vicissitudes de uma Jovem Médica #4


Eu sei que não gosto nada de Cirurgia. Sei que lutei para ficar numa equipa que não me obrigasse a muito, que tivesse horários simpáticos e que me deixasse relaxada. Epa, mas não tanto!
Passar o dia atrás das internas a pedir trabalho, elas a dizer "Deixa estar, não é preciso" e a mandarem-me ter com a outra para ver se precisa de ajuda (que não precisa) pode ser muito frustrante. Cheguei ao cúmulo de olhar muito diretamente para os olhos de uma delas e dizer "Não há nada que eu possa fazer?". Ela lá deve ter entendido e respondeu "Bem... Há um diário clínico que ainda não fiz...Mas é mais difícil, fazemos as duas em conjunto." E pronto, auscultei os pulmões a um doentinho internado.
É tão grave que neste momento até prefiro ir para o bloco e assistir às cirurgias. Quem diria!

Orquídea

PS: Por outro lado, as urgências continuam repletas de coisas tão ou mais nojentas como as que descrevi no primeiro dia...

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Vicissitudes de uma Jovem Médica #3

Era uma vez uma jovem médica que, não conseguindo fugir das suas obrigações profissionais, iniciou no dia de hoje o estágio numa das especialidades de que menos gosta: Cirurgia. E quais os factos que tornam este dia muito especial?


a) 1º dia de Cirurgia - dia de banco
b) 1º doente - toque rectal
c) 2º doente - hérnia inguinal (dedo pelo escroto acima!)
d) antes de almoço - hemorróidas com coisas nojentas para drenar
e) mesmo antes de sair - sexagenário com retenção urinária e uma fimose* que se tentou resolver ali mesmo, sem grande sucesso após muita mexida e sofrimento do próprio...

Como diz uma bela música, I can't wait for the weekend to begin.

Orquídea

*Incapacidade de recolher o prepúcio em condições. Explico já para vos poupar às imagens que surgiriam caso pesquisassem o termo no google... E não, não fui eu que tratei dos últimos dois doentes, assistir já bastou.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Abril

Hoje acordei *só* às 7h30 e soube taaaaao bem!


Do estágio, ainda não posso dizer muito. Foi uma manhã longa e pouco produtiva, veremos o que os próximos dias trarão. Este, pelo menos, trouxe-me já uma constipaçãozita...

A Fox está contentinha, vem deitar-se aos meus pés e corre desenfreadamente quando percebe que há comida a caminho. 

E ontem fiz uma bela de uma canja que, pelo cheiro, prometia muito. Não ficou tão perfeita como quis, mas, what the heck, é canja e sabe bem!

Orquídea