segunda-feira, 13 de abril de 2015

Doar Cabelo

Car@s amig@s,

Após uma longa temporada a deixar o meu belo cabelo crescer, preparo-me para o doar. Era uma ideia que já tinha há algum tempo e que decidi por em prática no ano passado. Deixei-o crescer, fiz recentemente um corte pequeno apenas para ajustar as pontas e, agora, encontro-me a tentar decidir onde o irei doar. É aqui que vocês entram.
Tenho algumas hipóteses e gostaria de saber a vossa opinião.

1) IPO Lisboa/Porto
 O IPO era o meu primeiro objetivo, visto ser português e eu preferir ajudar cá dentro do nosso país. Porém, tem algumas contrapartidas. A primeira é a de que exigem 30 cm de cabelo, o que é imenso e eu, sinceramente, não sei se aguento o peso do meu cabelo com 30 cm para doar... Por outro lado, tenho lido pela internet algumas dúvidas relativamente ao futuro do cabelo: se as perucas criadas são vendidas ou oferecidas, etc. Tenho conhecimento de uma pessoa que doou o seu cabelo para o IPO e não sentiu qualquer empatia por parte de quem o recebeu. Não que eu queira grandes agradecimentos, mas se quem recebe a nossa doação não dá nem um sorriso de volta e não demonstra qualquer respeito pelo que é doado, também não sei bem o que vai fazer à doação. Por isso, fiquei um pouco de pé atrás.

 2) Little Princess Trust
 Esta associação é inglesa e cria perucas para crianças que perderam cabelo durante o tratamento de cancro. Aqui são precisos apenas 17 cm de cabelo, as perucas são oferecidas e há pelo menos alguma aparência de respeito pela doação, visto que enviam uma carta de agradecimento a cada pessoa que fez uma doação. Porém, confesso que o facto de já ter visto muitos documentários pouco abonatórios aos negócios realizados na China, o facto de enviarem o cabelo para lá para serem feitas as perucas me preocupa um pouco. Mas a verdade é que também não sei onde são feitas as perucas nas outras associações...

3) Flocks of Love
 Associação americana que cria perucas para crianças e jovens até aos 21 anos com perda de cabelo, não discriminando a causa. Há alguns testemunhos de doentes com cancro a quem foi recusada uma peruca por o cabelo "voltar a crescer" e, por isso, as perucas seriam exclusivas a perdas permanentes de cabelo. Aqui pedem cerca de 25,5 cm de cabelo, o que dá mais trabalho de arranjar. Parece que esta associação cobra pelas perucas, apesar de os preços terem algum desconto.

4) Pantene Beautiful Lenghs
  Uma colaboração entre a Pantene e a American Cancer Society. O comprimento exigido é cerca de 20cm, as perucas são gratuitas e são oferecidas a doentes com cancro nos EUA. Enviam carta de agradecimento também. Tenho uma colega de curso que doou para aqui, a ver se lhe pergunto o porquê desta escolha. Na verdade, ainda não ouvi nenhuma crítica a esta associação, única desvantagem é ter de enviar para os States.

 5) Wigs for Kids
 Associação americana que doa perucas a crianças com perda de cabelo, sem discriminar o motivo.
Mínimo de cerca de 30 cm. Não tenho mais informações.

6) Children With Hair Loss
 Associação americana que doa perucas a crianças com perda de cabelo, sem discriminar o motivo.
Mínimo de cerca de 20 cm. Não tenho mais informações.

Bem, depois de por as coisas nestes termos, acho que fico mais inclinada para a Pantene... E vocês? O que escolhiam?

Orquídea

12 comentários:

Gata Ambígua disse...

IPO porque é perto e é portugues.
Onde é que estás a pensar por as cartas de agradecimento? É assim tão importante?

Filipa disse...

Olá Flores, já tinha lido sobre isso ha algum tempo, mas não desta forma pormenorizada. Pensei que em portugal houvesse mais associações apoiar essas causas. E é triste, realmente, não haver a humildade de se agradecer esse gesto. Pode ser do facto ainda ser algo recente e não ter o impacto que esperariam?! suposições minhas apenas.

de todas as que li a Pantene sim tem todos os requesitos. Tens a desvantagem de ser nos States, mas pelo menos sabes que é para uma causa mais que nobre e estás ajudar alguem do outro lado do Oceano :)

Força aí e depois comunica a decisão e a feedback.

Beijinho as duas **

um quarto para duas disse...

Eu, apesar de tudo o que dizes, escolhia o IPO. Conheço uma rapariga que deu e correu tudo bem, pelo menos não me recordo de nada negativo que ela tenha dito, mas não falámos muito sobre isso.
Mas se achas que a Pantene é uma boa escolha, força! O importante é o gesto e a importância e felicidade que vai dar a alguém.

Arine disse...

Eu diria o IPO porque possivelmente é a instituição com menos visibilidade a nível internacional e, talvez por isso, com mais dificuldade em ter dadores.
Percebo que o feedback de antipatia pode ter peso, mas o funcionário que o recebe é uma participação ínfima num propósito muito maior.

30cm é que de facto é muito...talvez deixar crescer mais um tempinho? :)

E acho uma excelente atitude, nunca tal me tinha ocorrido! Seja qual for a decisão, farás alguém feliz.

ADEK disse...

Ando exactamente em busca do sítio ideal para doar o meu :) Confesso que só conhecia o IPO, mas tem-me sido muito difícil atingir os 30 cm, porque tenho o cabelo escadeado, e muito pouco dele chega a esse comprimento. Deixar de escadear para todo ele ter pelo menos 30 cm vai-me ser bastante complicado, porque ainda não estou sequer perto e ele já está bastante "estranho" :S Quando chegares à tua conclusão, partilhas? (Só conheço de quem tenha doado ao IPO, e o feedback é bom. Mas penso que houve alguns casos que na fase de pedido de informações as pessoas agiam como estando-nos a fazer um favor enorme ao receber o cabelo...não preciso de agradecimentos, mas essa atitude também não me parece nada bem :/...)

Silvia Carlos disse...

Olá, tenho exatamente a mesma ideia, contudo li na página do IPO que a notícia de estarem a receber doações de cabelo é falsa, pois requer uma logística complexa da qual fica muito dispendiosa para o IPO... Sabem algo mais?

Juma disse...

Telefonei para o IPO de Lisboa no início de Julho e disseram-me que, na verdade, nunca tiveram como objetivo receber doações de cabelo. O que aconteceu é que a iniciativa partiu de uma atriz portuguesa que cortou o cabelo, enviou para o IPO e publicou a informação nas redes sociais, gerando assim uma onda de solidariedade. Com tantas doações, o IPO contactou uma empresa no norte do país para a criação de perucas, apenas para responder aos pedidos. No entanto, o IPO irá rejeitar qualquer doação de cabelo a partir de Agosto 2015, pois o custo é enorme e este não é o seu foco.

Gostaria muito de fazer a minha doação de cabelo para uma causa nacional, mas infelizmente não encontro organizações que aceitem este tipo de donativos. Portanto irei enviar já amanhã para a Little Princess Trust.

Beijinhos!

Anónimo disse...

Fui ontem ao Cabeleireiro Joaquim Guerra no IPO do Porto para doar o meu cabelo (fiz marcação prévia). Quando lá cheguei fiquei a saber que o meu cabelo não chegava, infelizmente o fornecedor de perucas só aceita doações com mais de 35 cm e o meu fica pelos vintes e muitos... fiquei triste mas o Sr. que me atendeu foi impecável e muito simpático e então pedi-lhe que cortasse como se fosse para doação e que levava a trança para depois descobrir algum sitio que aceitasse menos comprimento e assim fiz... paguei o corte e sei que parte do que paguei (que foi menos do que esperava) é dado à Liga Portuguesa contra o Cancro (que é com quem eles têm acordo para as doações) por isso em parte contribui com algo. Depois de alguma pesquisa estou inclinada para a Little Princess Trust. Já vi o site deles e acho que na segunda feira vou enviar.

Anónimo disse...

O meu cabelo mede cerca de 80 cm, e já estava decidida a doá-lo ao IPO, mas visto que agora já não o aceitam, acho que vou cortá-lo à mesma e mando-lho para uma dessas associações.
Sabem-me dizer quanto se paga para mandarmos o cabelo para o Reino Unido ou para os Estados Unidos?

Anónimo disse...

olá a todas! Antes de mais agradeço ter descoberto este blog e as explicações dadas sobre cada associação. Como todas eu também gostaria de doar ao IPO por ser Português mas mandei mail ao de Lisboa e dizem que não recebem mais por já terem muitas doações; o do Porto nunca recebeu por não ter condições de o tratar. Posto isto penso que me inclino mais para o da Pantene.

Unknown disse...

Olá! Eu dooei no ano passado 37 cm para o ipo do porto, quer dizer, para a cruz vermelha do porto. Esses aceitam e pode ser enviado por correio :) boas escolhas!!

Ana Paula Almeida disse...

Se states está em maiúscula, Portugal tambem...
Já agora, também estiu quase a chegar aos 30 centímetros.
Estou muito feliz por ir doar o meu cabelo. E um pouco de mim. Só eu produzi...
Francamente... estou me a marimbar, pra não dizer outra coisa, para os sorrisos ou outras formas de agradecimento...
Os défices de atenção manifestam se de muitas maneiras,não é? ??