Não me esqueci deste post! Vou então voltar atrás até à semana passada para vos contar como correu a palestra na nossa faculdade. Antes de mais, o meeting bloguístico que se criou conseguiu juntar seis pessoas muito interessantes e interessadas e que fez saber a pouco o tempo partilhado. Há que combinar mais encontros! E com mais gente!
Relativamente à conferência em si, foi interessante, mas superficial. Para quem, como nós, já pesquisou algumas coisas sobre o assunto, não se acrescentou nada. Para quem não conhecia, sinto que foi importante a intervenção da Dr. Margarida da AMPLOS para que, pelo menos, se saiba que esta associação existe e como funciona. A senhora não tem o dom da palavra, mas valeu, como disse, para dar a conhecer o grupo. A intervenção do Gonçalo da rede ex aequo abordou também temas que nos são mais que familiares, por os termos vivenciado ou pesquisado. Depois de um pequeno intervalo, a intervenção do Dr. Daniel Sampaio acrescentou um pouco mais ao que foi dito, referindo um pouco mais o papel do médico, da discriminação que tem mesmo quando julga que não, da perspectiva médica do assunto, do casamento entre pessoas do mesmo sexo e da adopção, que tão bem apoia, etc. Falou bem, gostei muito de o ouvir e deu um pouco mais de relevo à palestra.
Na altura das questões, um rapaz perguntou em que é que o dr. Daniel Sampaio se baseava para dizer que as crianças criadas por casais homossexuais não iriam ter mais problemas que as outras. Esta questão foi levantada porque o professor referiu que, num exame em que colocou essa questão, ainda houve muita gente a responder que as crianças teriam mais problemas. Daí que foi importante para aquele rapaz e para o resto da audiência que ainda não sabia disto ouvi-lo falar dos estudos que existem.
Concluindo: foi uma palestra interessante para quem nunca pesquisou nada sobre a homossexualidade e que ouve apenas aquilo que se diz por aí. Para quem, como nós, que já compreende umas coisas, que já pesquisou, que já procurou, não se acrescentou muito. O problema é que a plateia foi maioritariamente composta por quem já sabe e não por quem precisava de saber. De qualquer forma, há sempre uma frase nova, um conceito novo, uma abordagem diferente que nos pode dar mais armas para que um dia, numa discussão futura com quem não sabe, seja mais fácil explicar.
Ficou um resumo um pouco alargado, não foi? Então, vá, resumo: Foi giro, mas soube a pouco. Venham mais programas de festas!
Orquídea
PS: Ia-me esquecendo... A Solange F estava lá com a namorada!