terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

China

Já é a segunda maior potência económica a nível mundial. Mas a China não faz jogo limpo. Vive numa suposta República Popular Socialista, em que há um regime de partido único comunista - que o mesmo é dizer que se assemelha bastante ao Portugal pré '74. É também um país onde há uma das maiores diferenças entre classes sociais, com milhões a viverem sob extrema pobreza e trabalhos precários, contrastando com uns bons quantos que vivem em mansões que nem nos nossos sonhos pareceriam possíveis (claro está que estes, ou estão ligados à política unipartidária, ou tiveram sorte de vingar na vida).

Enfim. Podia continuar... mas o desabafo que queria fazer é apenas o de que me assusta que a China seja um país com cada vez mais visibilidade e poder a nível mundial. Que percebo que seja uma boa aposta que a mesma compre a nossa dívida pública, mas que isso me parece que é preencher buracos com massa, em vez de alcatrão. E que, um regime ditatorial, com um exército associado que excede largamente em número e armas o da América ou qualquer um Europeu, constitui um perigo.

Vale a pena pensar nisto.

[E, argh, o quanto me enerva que o Tibete continue sob o seu poder... e que dezenas de tibetanos sejam assassinados na cordilheira dos Himalaias apenas pela tentativa de migração para a Índia.]

Papoila

2 comentários:

Muita História para contar... disse...

Papoila, eu não acredito que o que a China, enquanto regime pseudo socialista ditatorial, possa fazer de ruim ao mundo seja mais assustador do que os países europeus e os EUA fizeram ou ainda fazem. A inovação em termos de direitos sociais é o descaramento da China em sequer pautar melhorias de trabalho e de vida, o que de fato a Europa por muitos anos realizou com o seu Estado de Bem Estar Social, que aliás já está indo para as cucuias...
A China é mais um exemplo de que o capitalismo selvagem em suas múltiplas faces americana, européia e agora asiática tem bastante sucesso.
:D

Xu disse...

Quando Hu Jintao teve à pouco nos E.U.A. saltou-me à vista um artigo da revista Time em que estes questionavam "Why China Does Capitalism Better than the U.S.?" Chegaram mesmo a comentar que o partido comunista que governa está a gerir melhor a crise que o democraticamente elegido nos E.U.A.
"As Western democracies shuffle wheezily forward, China's economy roars along at a steady clip, having lifted some half a billion people out of poverty over the past three decades and rapidly created the world's largest middle class to provide an engine for long-term domestic consumer demand. Sure, there's massive social inequality, but there always is in a capitalist system."
A China conseguiu este grande feito de eclodir a classe média, mas não compensa em nada viver debaixo de um regime ditatorial. E já nem falo nas atrocidades feitas aos Tibetanos...
Artigo: http://www.time.com/time/world/article/0,8599,2043235,00.html
Sem querer o testamento mas entusiasmei-me com o bom post. E agora dava panos para mangas mas fico por aqui:)