quarta-feira, 17 de abril de 2013

O Maravilhoso Mundo dos Blogs

Passei hoje à porta do Centro LGBT, ali na rua de São Lázaro e lembrei-me de quando passávamos lá à porta há uns bons anos, envergonhadíssimas, mas com uma grande vontade de entrar e conhecer gente como nós. Não nos atrevemos a entrar. Acabámos por ir bater à porta da blogosfera. 
A Papoila descobriu o maravilhoso mundo dos blogs e progressivamente acabei por sucumbir também ao fascínio. Aquela partilha fazia-nos sentido. Eram as pequenas particularidades da vida de cada blogger, para além da sexualidade semelhante à nossa, que davam cor aos blogs. Ali, havia liberdade e segurança para sermos nós próprias.
Criámos o nosso blog, queríamos fazer parte. Trocámos comentários entre posts e eventualmente e-mails com as bloggers que mais gostavamos de ler. Pouco tempo depois, a Papoila, mais entusiasta que eu nestes momentos iniciais, acabou por nos levar a conhecer pessoalmente uma das raparigas por detrás das palavras. Soube bem estar com alguém como nós e não nos sentirmos tão isoladas. Entusiasmámo-nos. Daí a pouco, arriscámos um novo contacto real. E, aos poucos, criámos amizades, que perduram até hoje.
O entusiasmo cresceu e vimos que era generalizado. No já ido ano de 2010, decidimos organizar um encontro de bloggers, onde compareceram umas oito corajosas bloggers. Foi fantástico. 
Ao longo dos anos, temos repetido o evento. Juntámos pessoas das mais variadas idades e de todos os cantos do país (ilhas incluídas!). Correu sempre tudo bem, sempre com sorrisos e boa disposição entre todas. Quem já foi, quase sempre regressa ou manifesta esse desejo. E nós, por muito trabalho que dê organizar estes eventos, acabamos por ceder sempre ao desejo de voltar a juntar estas pessoas tão especiais para nós e conhecer aquelas de que ainda só temos o prazer de conhecer as palavras escritas.
Costumo dizer que só fico satisfeita se, em cada novo evento, for pelo menos uma pessoa nova, pela primeira vez. Não é por mim, é por vocês. Esta aventura na blogosfera trouxe-me tanta coisa boa e foi essencial para o meu crescimento, aceitação e felicidade que seria egoísta não querer partilhá-lo. Sei o quanto precisei disto. Sei o quanto pode ser preciso para algumas de vocês. É por isso que cá estamos. Não só para estarmos com quem gostamos e com quem nos sentimos à vontade, mas também porque um dia foram blogs como este que, pelas pessoas maravilhosas por trás deles, nos ajudaram no nosso percurso. Temos amizades tão boas que começaram aqui. Porque, como disse uma das nossas maiores amigas blogger, o melhor desta comunidade é podermos criar amizades sem ter de passar pelo coming out, esse momento aborrecido e desejavelmente desnecessário. É mesmo isso, S.
Tudo isto para, de certa forma, fazer a minha homenagem a este mundinho nosso e a convidar-vos, mais uma vez, a juntarem-se a nós e a fazerem parte desta aventura. Temos muito gosto em partilhar estes momentos convosco. Tem sido uma honra.

Orquídea

6 comentários:

Carla |O| disse...

:) Ainda que nunca tenha estado num encontro de Bloggers conheço esse sentimento bom dos encontros felizes, das palavras escritas que, subitamente, ganham rosto e voz. No tempo do velhinho IRC - e mais tarde dos fóruns - tudo era pretexto para encontros de grupo. De norte a sul lá íamos em debandada. E era bom. Ganhava-se alma e dimensão.

A este encontro não podemos ir mas a outro iremos, em debandada para Sul. Divirtam-se. :)

Filipa disse...

Leio.vos desde essa vossa ideia do encontro de bloggeres mas nunca tive a coragem de arriscar e ir ter com voces, quem sabe por vergonha, outras vezes por estar a trabalhar. Mas queria poder ir um dia a um encontro desses, falar com pessoas que são iguais a mim. Mas um dia sim eu vou arriscar. :D continuem a promover esses encontros apesar de não ir gosto de saber como correram :D. gosto muito da vossa dinamica. Obrigada pela vossa partilha. Sabe muito bem sentir que não estamos sozinhas.

Anónimo disse...

Fogo, este texto deixou-me com o coração um bocado apertadinho :)

cegonhagarajau disse...

Gosto mesmo de vocês :)
É por palavras como estas que vos leio há tanto tempo, É por palavras como estas que fiz questão de dar caras às palavras,
É por serem quem são que é um prazer vos conhecer.
Um abraço imenso das ilhas.
:)

T.S. disse...

Resumiste na perfeição o que pensamos desde universo dos blogs. É sempre muito bom ler aquilo que nem todos conseguem colocar em palavras, só aqueles como tu que escrevem com a alma. ;) Da nossa parte, só nos resta agradecer a vossa generosidade em realizar este evento mais uma vez e todo o carinho com que nos recebem sempre. :)

S. M. disse...

Sabes o que é mesmo melhor? É poder ver-vos sorrir, abraçar e saborear todos os crescimentos! um beijo gigante com sabor a paris!

S.