sábado, 15 de junho de 2013

Sessão da Noite: Filmes e Filmes

Continuamos com as nossas noites de cinema. Deixo-vos os últimos títulos.


Uma comédia de adolescentes muito típica: uma menina muito rica que tudo pode e tudo faz, mas que, no fundo, não é capaz de ver o que está mesmo à frente dos olhos. Dizem que é uma paródia ao romance Emma, da Jane Austen. Não o li, mas só consigo pensar que foi por isso que foi incluído na lista dos 1001 filmes. Filme de sábado à tarde.



O primeiro dos filmes pertencentes à trilogia Red Curtain do Baz Luhrmann (juntamente com o Romeu+Juliet e Moulin Rouge). Adorámos! Um dançarino demasiado apaixonado pela dança para se deixar prender pelas limitações impostas à competição, luta contra tudo e todos pela sua liberdade de dançar como e com quem quiser. Uma formula já muito remexida nos filmes mais recentes, mas aqui usada de forma muito cativante e enternecedora!

O que dizer de Pretty Woman? Um romance inesperado entre duas pessoas socio-economicamente opostas e que, quiçá por isso mesmo, encaixam. Por muito bem-disposto que seja o filme, onde tudo acaba como gostaríamos, confesso que não consegui deixar de pensar numa entrevista que li há uns tempos a uma acompanhante de luxo de descrevia casos reais semelhantes a este, mas sem o final romanceado exigido à Julia Roberts e ao Richard Gere... 


Vi este filme depois de saber que é considerado o primeiro filme feminista de sempre. Para já, é realizado por uma mulher. Depois, o facto de, em 1923, abordar o tema do casamento infeliz, da mulher confinada a casa, aos caprichos e graçolas do marido, é só por si revolucionário. Um filme mudo, com aquelas expressões faciais maravilhosas, uns efeitos especiais à maneira, e com a capacidade de nos deixar em suspenso com o desenrolar da história. Se vos interessar, têm aqui.

Orquídea

2 comentários:

Marisa disse...

A sério que só viram o Pretty Woman agora? É dos meus filmes preferidos! :-)

[], com saudades!

Unknown disse...

O primeiro já vi, o segundo está em lista, o terceiro ADORO e o quarto nunca tinha ouvido falar ;) recomendo o filme Wall-E se ainda não viram :D