sexta-feira, 16 de agosto de 2013

"Como é que tu lidas com este Édipo?"

Perguntou-me a minha colega, durante a conversa
É que, realmente, isto é difícil de lidar. Andar a estudar o que o Freud e os que lhe seguiram teorizaram sobre a sexualidade, nomeadamente, a homossexualidade, é algo que deixa uma pessoa inquieta. Hoje, então, li esta pérola: "É incontestável, por exemplo, que se a homossexualidade remete para uma dificuldade de escolha de objeto sexual, coloca ao mesmo tempo o problema da constituição da identidade sexual do indivíduo."

Enfim, é ler, estudar, interpretar tudo isto em contexto histórico e social e tentar que a minha vida pessoal não interfira com a minha aprendizagem, mas que me garanta a capacidade de questionar.

Orquídea

2 comentários:

Anónimo disse...

Se eu tivesse tido essa maturidade quando fui confrontada com esse tipo de afirmações, então, talvez fosse mais flexível relativamente a todas as teorias que partiram dessas mentes.

um beijo,

s. de Paris

Anónimo disse...

Faz-me sentir melhor pensar/verificar que Freud está ultrapassado. :) Apesar de não seguir nenhuma corrente psicodinâmica, reconheço a importância da sua contribuição no contexto histórico da psiquiatria/psicologia. Sempre achei divertido ler Freud...mas há autores bem mais interessantes e construtivos para se ler.
Acho é que o meio académico sofre de uma fixação Freudiana...lol

Isabel

P.S. Feliz Lopez Sanchez é um autor que aprecio muito da área da sexualidade.