sábado, 3 de agosto de 2013

Sessão da Noite: Random

Vamos lá atualizar a lista dos filmes entretanto vistos.


Há algum tempo que vimos este filme, numa altura em que quisemos conhecer melhor a Judy Garland. Esperava um musical sobre o mundo da fama, once again, mas surpreendi-me. O que começa por ser um filme bem disposto, idílico, em que tudo parece correr bem, torna-se num história bem mais realista e dura, que nos traz de novo à terra. Gostei muito, especialmente do retrato da relação entre o casal.


Saindo um pouco da lista do costume, vimos Hysteria, sobre o surgimento do primeiro vibrador num contexto médico, para o tratamento da popular histeria feminina da altura. Um filme simpático que nos conta um pouco do contexto histórico da, na altura, doença psiquiátrica e da sua ligação com a posição da mulher na sociedade.


Seguiu-se um filme da temática favorita da Papoila (a seguir às comédias românticas): WWII. Este filme polaco retrata a história real de um grupo de judeus que, para se protegerem, se escondem no sistema de esgotos da cidade, sendo ajudados por um polaco que por lá trabalha e que aproveita a oportunidade para ganhar algum dinheiro com a situação. Gostámos muito do filme, que transmite bem a violência e crueldade da altura, o desespero de quem só quer sobreviver e a forma como as motivações de cada um se podem transformar. 


Por fim, vimos este filme do realizador finlandês Kaurismäki, Le Havre. Conta a história de um engraxador em Le Havre, uma cidade costeira na Normandia, que procura ajudar um miúdo que se encontra fugido por imigração ilegal. Um filme bonito, que decorre de forma lenta, com cores muito fortes e bonitas (para quem gosta de apreciar o cinema de uma perspectiva mais estética, recomenda-se) e ternurento. Gostámos!

Orquídea

3 comentários:

Mirv disse...

Ultimamente ando tão viradas para series que não tenho visto filmes nenhuns,e desses não conheço nenhum.

Briana disse...

Não sou muito de ver filmes.. Não conheço nenhum destes

Magdalena Michelle Leone disse...

Eu já vi o "Hysteria" e também o achei simpático.
Estou para ver o Le Hauvre há algum tempo mas ainda não surgiu a altura :)