sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A consulta

Por 20 euros esperávamos consulta de médico ortopedista mas, eis que não, aparece-nos um jovenzito entroncado, metro e oitenta, cabelinho esvoaçante, t-shirt de alguns consideráveis números abaixo do tamanho ideal e calça justa o suficiente para se adivinhar toda a conjuntura. Nenhum comentário pejorativo a fazer excepto quando, para além de analisar pormenorizadamente a Orquídea e os seus olhos azuis, passa de um tratamento profissional para um demasiado pessoal: eu para cá, tu para lá. Como é típico da Papoila, vá de dar um passo atrás e franzir o sobrolho. A coisa piorou quando lhe pediu o número de telemóvel para combinarem a entrega de um documento pdf, ao que a Papoila se adiantou.

Galifanjo: 'Qual vos dá mais jeito? O 91 ou o 96?'
Papoila: 'O 96.'
Galifanjo: 'Ah, têm a certeza? É que o 96 é de trabalho e o 91 é mais pessoal...'
Papoila: [?!] Não, o 96 é o ideal.

A consulta lá caminhou para o término quando, simulando grande delicadeza, questiona 'Há mais alguma coisa que me queira dizer e em que a possa ajudar?'. A Orquídea olha para mim, como que a reflectir e a pedir conselho, quando é interrompida pelo relato mais inoportuno e descontextualizado de sempre.

Galifanjo: Ah, sabem, é que uma vez fiz esta pergunta a uma professora da Faculdade de Letras e ela respondeu 'Sim, tenho falta de sexo!'
Papoila: [?!]

É claro que a Orquídea, ditada pelo seu gosto e jeito inato pela psiquiatria, adorou a consulta. Maneirismos e formas de estar entretêm-na, muito facilmente, numa análise do pobrezito. Cá para os meus lados a conversa já é diferente.

Papoila

Sem comentários: