domingo, 9 de agosto de 2009

Nerdices Domésticas

Se começar a realizar trabalhos manuais (como limpar janelas, varandas e os mais diversos objectos de volume considerável) às 9h da manhã e parar às 18h irá experiênciar uma sensação fantástica! No final, os seus movimentos basais irão apresentar uma força superior à desejada. É como se, para pegar num garfo, fizesse força suficiente para pegar num caixote: mas sem qualquer intenção de.

Isto é explicado pela neurotransmissão a nível da fenda neuromuscular, onde os nervos passam a informação para os músculos se contraírem. Esta informação é da responsabilidade de um neurotransmissor, a acetilcolina. Ao longo de um dia com muito trabalho, a acetilcolina vai sendo libertada em quantidades cada vez maiores, contrariando o cansaço muscular.

Quando finalmente paramos o árduo trabalho, o corpo não se apercebe instantaneamente disso. Desse modo, a quantidade de acetilcolina libertada no fuso neuromuscular continua aumentada, mesmo quando já não precisamos de tanta força.

E é por isso que, se a orquídea me pedisse festinhas neste momento, a única coisa que lhe conseguiria dar seriam palmadinhas desagradáveis.

Não é bem assim, mas quase.

Papoila

2 comentários:

Marisa disse...

É sempre bom estar a par destas nerdices. :p

Papoila e Orquídea disse...

lol you know me =x