quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Border State - Tõnu Õnnepalu

Lembrei-me agora que tenho um post em atraso. Terminei este livro há já algum tempo e fiquei de o comentar.
Este livro está incluído na lista de livros recomendados pelos amigos que fiz na minha estadia no estrangeiro no Verão de 2009. A minha amiga da Estónia sugeriu-me este "Border State", de Tõnu Õnnepalu. É um livro de 1993 que surge como uma carta onde o narrador escreve sobre alguns acontecimentos passados, que tenta explicar ou contextualizar, que envolvem amor, um homicídio e diferentes cidades europeias.
A meu ver, o livro vale muito pelas descrições desses diferentes pontos europeus. O autor vem de uma região distinta da Europa, da região fria, pobre e oprimida, apagada pela luz e energia das grandes capitais do Ocidente. O autor perde-se em Amesterdão e Paris enquanto recorda a sua infância com a sua avó na terra fria. São descrições bonitas de todos estes sítios.
A história em si não evolui muito, mas está elegantemente contada. E, caríssim@s, tem um romance homossexual. Não percebo, já não é o primeiro livro recomendado que tem uma personagem destas. E eu nem lhes falei da minha proximidade com a temática! Será que está nos meus olhos? Na minha maneira de falar? Ou é realmente a literatura europeia (e não só!) que está a abordar com mais naturalidade a questão? Fica a dúvida e a satisfação por mo terem sido recomendados!

Orquídea

1 comentário:

Mary J. disse...

Há quem diga que está no olhar.