segunda-feira, 6 de abril de 2009

Neste nosso Portugal

Venho por este meio, e desprovida de qualquer propósito ofensivo, certificar que o sensacionalismo e mediatismo português continuam vigorosos e robustos. Em tempo de crise, há que entrelaçar notícias um tanto ou quanto (e esta parte depende da sensibilidade de cada leitor) elucidativas do estado do país com um certo je ne sais quoi de burlesco. Ora confirmem:

(a) (...) ' A pequena actriz que faz o papel de Maddie na reconstituição que tem sido gravada nos dois últimos dias, na Praia da Luz, é filha do padre inglês que ficou amigo de Gerry e Kate depois do desaparecimento misterioso da filha do casal na noite de 3 de Maio de 2007. ' (...) Aqui.

(b) (...) 'Na altura estava apenas um cliente na pastelaria que, "por acaso", tinha ido à casa de banho e só saiu quando os assaltantes já tinham ido embora.' (...) Aqui.

(c) (...) 'Jornalista: Mas é razoável que um utente espere, por exemplo, três anos por uma primeira consulta? Luís Pisco: Uma espera tão longa não é normal, certamente que houve um mal-entendido, até porque hoje em dia está tudo monitorizado. Sinceramente, não vejo como possa ser possível alguém esperar três anos por uma consulta de qualquer especialidade.' (...) Aqui.

[saindo um pouco desta órbita - fiquei impressionada com isto]

Papoila

1 comentário:

Marisa disse...

Embora não seja já uma consumidora activa de jornais, também consigo reparar nisso. Até mesmo os jornais mais sérios parecem estar a seguir a corrente. :(

Além do sensacionalismo, há ainda a tentativa ridícula de tornar tudo notícia, e alguns textos menos cuidados que se encontram por aí. Temos de ser cada dia mais selectivos.