domingo, 21 de novembro de 2010

50km

Esta distância impõe certas regras. Sem carro próprio, exige coordenação com as necessidades de mobilização parental. Exige a escolha acertada dos dias de viagem até à capital para que não perturbe em demasia o trabalho de mestrado que precisa de ser adiantado e depressa. Exige chegar já com o sol posto e voltar logo após o jantar, para que a viagem corra bem e consiga descansar convenientemente para o estágio na manhã seguinte. Exige coordenar muita vez esse jantar com a família que conta com a minha presença e franze o sobrolho às combinações que não os incluam. Exige, portanto, algumas poucas horas para matar saudades.
Não há tempo para passeios nem para aventuras. Tudo o que temos são aqueles instantes desde que chego a tua casa e te abraço até que sigo para o jantar em casa ou, se te consigo manter perto para a refeição, até que te deixo para seguir caminho de volta à minha cidadezinha.
Mato algumas saudades do teu nariz e do teu mimo, mas não há tempo para matar saudades de nós, da totalidade de nós, da espontaneidade, do improviso, dos passeios, das horas livres e sem pressas.
Vão saber bem estes dias em Paris. Só nós. Sem horas nem ninguém à nossa espera. Vai dar para recuperar o fôlego.

Estou cansada do desterro.

Orquídea

1 comentário:

um quarto para duas disse...

Sei bem o que isso é! A unica diferença está nos km, para nós são 143 e apenas uma visita para semana.
Beijinhos para as duas e espero que os dias em Paris corram muuuuuuito bem.