quarta-feira, 14 de março de 2012

The Appointment - Herta Müller

Tenho andado esquecida de falar dos meus livros. As viagens diárias de comboio dão mais que tempo para pôr a leitura em dia (enquanto não chega o sono...). Decidi começar as leituras deste ano com o livro que a minha amiga romena me trouxe.
The Appointment é um livro de Herta Müller, prémio Nobel em 2009. Julgava eu que esta autora era alemã, do que me lembrava de ter ouvido na televisão. Mas a história dela é bem mais interessante do que o pouco que me ficou da comunicação social. Müller nasceu na Roménia, onde viveu durante o regime de Ceausescu. Foi devido à dureza desse mesmo regime que emigrou para a Alemanha, onde acabou por se naturalizar. 
The Appointment relata um dia na vida de uma mulher durante este período conturbado da Roménia. Este é o dia em que esta mulher tem um interrogatório na polícia, mais um, depois de ter escrito "casa comigo" nos bolsos de uns casacos que a empresa onde trabalha exportaria para Itália. Uma tentativa de fuga, uma provocação ou um ato de desespero. Durante o percurso, reflete sobre o que a levou até à sua situação, sobre a família, o amor, a amizade, a vida num país inibido pelo seu regime.
Este é um retrato de uma mulher inteligente e com as suas potencialidades castradas pelo país onde vive. A prepotência à sua volta impede-a de ser livre e verdadeira como gostaria e tudo isso é compreendido pela forma como nos fala e como descreve, com alguma impassividade e acomodação, a situação em que se encontra. Senti até a revolta silenciada. Lembrou-me a personagem principal do livro da Lídia Jorge, A Costa dos Múrmurios, pela forma como ambas as mulheres se encontram e são vistas em períodos de ditadura.
Para quem gostaria de conhecer um pouco mais deste período da Roménia e de perceber as semelhanças entre um regime comunista e o nosso regime de direita, este livro é uma boa aposta.


Orquídea

1 comentário:

Xu disse...

Parece ser, sem dúvida, uma boa aposta :D