quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Poemas e Fragmentos de Safo - Eugénio de Andrade

É que nem de propósito. Poucas horas depois de ter escrito o meu último post, fui ao quarto do meu irmão e aproveitei para dar uma vista de olhos nos poucos livros que ele lá tem. No meio deles, encontrei este. Peguei nele por nunca ter lido grande coisa de Eugénio de Andrade, mas o nome Safo não me era estranho. Não tardou muito para que percebesse porquê.
Safo foi uma poetisa grega que viveu na ilha de Lesbos, onde vivia rodeada de mulheres, num ambiente de cultura, poesia e música. A sua poesia foi muito enaltecida na época, mas foi censurada mais tarde pelo seu conteúdo erótico, para além do facto de ser abertamente dirigido a outras mulheres por quem se apaixonava no seu círculo de amigas.
Ora, é óbvio que fui logo ler o livro. É pequeno, lê-se bem e depressa, e tem muita doçura nas palavras, muita beleza nos pequenos poemas. Fiquei com vontade de ler mais, de conhecer melhor, porque soube apenas a um pequeno cumprimento rápido, sem grandes oportunidades de conviver.
Terminei assim o meu jejum de leitura. Vamos ver se consigo pegar noutro livro depressa. Tenho alguns em mente, veremos se os consigo agarrar.

Orquídea

Sem comentários: