terça-feira, 3 de agosto de 2010

A Fera na Selva - Henry James

Ora bem, mais um livro da colecção colorida da Quasi terminado. Pensamento que se impõe: "Fogo, estava a ver que nunca mais!".
A história é curta e simples de explicar. Digo eu. Um homem partilha um segredo com uma mulher: tem um pressentimento, que o perturba, de que algo grandioso está à sua espera na sua vida. E ela decide permanecer a seu lado enquanto ele espera por esse acontecimento. É isto.
Que livro aborrecido. As personagens são apenas estas duas, a acção são apenas as suas conversas ao longo dos anos, sempre sobre este tema, sobre o que poderá ou não acontecer, sempre da mesma forma vaga e enfadonhamente aborrecida. Como não usei marca para saber em que parte do livro ia, acabei por reler uns quantos capítulos sem me aperceber pelo simples facto de não lhes encontrar grande diferença. E, afinal, esse grande acontecimento, o que é? Será que acontece? Para grande pena minha, termina como eu previra muito tempo antes da epifania da personagem. Que paciência...
Mas terminei! E agora tenho muito mais tempo para ler os muitos livros que tenho em cima da mesa! E dois urras para as férias que me permite recuperar os hábitos de leitura de que tantas saudades tinha.

Orquídea

Sem comentários: