quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O Leitor - Bernhard Schlink

Antes de passar para o longo romance que reservei para o Verão, decidi ler este livro que já esperava por mim há algum tempo na prateleira. Não vi o filme, mas tinha ficado muito curiosa por ler o livro ao ouvir as criticas ao mesmo. E não me desapontou.
Para quem ainda não sabe, este livro trata de uma relação entre um jovem e uma mulher com vinte e um anos de diferença. Conhecem-se nos anos 60, quando o rapaz tinha apenas 15 anos, vivem um grande amor e reencontram-se alguns anos depois, dentro de um tribunal, onde ele, estudante de Direito, assiste ao julgamento dela, acusada de crimes de guerra.
O livro vale não só pela ligação dos dois, coberta de detalhes únicos, mas também pelas dissertações sobre a forma como a geração pós-guerra encarou a II Guerra Mundial, como julgou ou perdoou quem a viveu. Aconselho a leitura, especialmente para quem gosta da temática histórica.

(E um parêntesis para questionar o porquê da capa do livro dar mais informações sobre o filme do que do livro em si... Mas vá, a Kate Winslet é uma mais-valia, que ela não se mete em filmes maus.)

Orquídea

Sem comentários: